O FS FEUP 01 criou a base para sonhos novos e mais exigentes. A condução autónoma é uma inovação clara que a equipa quer prosseguir tecnicamente.
OBJECTIVOS DO PROTÓTIPO
FIABILIDADE
ORÇAMENTO médio
DESEMPENHO MÉDIO
CAPACIDADES AUTÓNOMAS
A NOSSA EQUIPA
Direção
MIGUEL DAMIÃO
LÍDER DE EQUIPA
CHIEF OPERATIONS
DANIEL GUIMARÃES
ENGENHEIRO-CHEFE
VEHICLE DYNAMICS
chefes de departamento
RENATO COSTA
POWERTRAIN
CARINA TAVES
ELECTRONICS
& SOFTWARE
ANTÓNIO GUEDES
SUSPENSION
RÚBEN TAVARES
CHASSIS
& AERODYNAMICS
MARCELO COUTO
AUTONOMOUS
SYSTEMS
PEDRO BARROS
RESEARCH
& DEVELOPMENT
GALERIA
AUTOCROSS 100 Pts.
O Autocross testa a capacidade dinâmica dos carros num sprint de uma volta.
SKID PAD 50 Pts.
O objetivo do evento Skid Pad é medir a aderência lateral do carro numa superfície plana enquanto faz uma curva de raio constante.
ACELERAÇÃO 50Pts.
A prova de Aceleração avalia a aceleração do automóvel em linha reta, a partir de um ponto de partida, ao longo de 75 metros.
ENDURANCE 250 Pts.
A prova de Resistência tem uma extensão de 22 quilómetros, percorridos numa pista semelhante à do Autocross. A consistência e a fiabilidade são fundamentais para este evento.
RELATÓRIO DE CUSTOS 100 Pts.
Os alunos criam um relatório detalhado de todos os custos associados aos materiais, processos e montagem do carro. Os pontos são atribuídos com base no custo total do carro e na qualidade do relatório.
Por último, os alunos devem completar um desafio "Cenário de um caso real" para reduzir os custos em áreas específicas com base nas informações fornecidas pelos organizadores do evento.
APRESENTAÇÃO DE NEGÓCIOS 75 Pts.
Cada equipa apresenta o seu plano de negócios do protótipo construído a uma empresa fictícia representada por juízes.
Durante uma apresentação de dez minutos, a equipa deve demonstrar por que razão o seu desenho ou modelo satisfaz melhor as exigências do seu grupo-alvo e mostrar como o seu desenho ou modelo pode ser comercializado com êxito.
EFICIÊNCIA 100 Pts.
Durante a corrida de resistência, o consumo de combustível (CV) ou de energia (EV) é registado com precisão. O consumo de combustível/eletricidade e os tempos por volta são combinados para determinar o grau de eficiência do automóvel. Neste caso, é necessário encontrar um compromisso entre velocidade e potência.
PROJECTO DE ENGENHARIA 150 Pts.
Os estudantes devem apresentar os seus conhecimentos sobre o automóvel e os conceitos de engenharia a um painel de juízes. Na maioria dos eventos, há várias rondas de conceção, cada uma com perguntas cada vez mais difíceis e sessões mais longas. A primeira ronda envolve todas as equipas e centra-se nos conhecimentos fundamentais. Apenas as melhores equipas chegam à final.