FS FEUP is a team, based at the University of Porto, of around 60 students.
The team’s Mission Statement is: “To foster students’ self-development, by providing them with the chance to be part of something bigger together, by developing Formula Student-spec prototypes – resulting in career-ready people.“
The team comprises students from various engineering branches such as mechanical, electronic, informatics, and other courses.
“ THERE ARE TWO REALLY INNOVATIVE FORMS OF MOTORSPORT LEFT.
ONE OF THEM IS FORMULA 1 AND THE OTHER ONE IS FORMULA STUDENT” - ROSS BRAWN OBE
FORMULA STUDENT
COMBUSTÃO (CV)
Motor de combustão
Caixa de velocidades
Simplicidade
Menor custo
ELÉCTRICO (EV)
Acumulador
Motor(es) elétrico(s)
Protocolos de segurança
Cablagem complexa
AUTÓNOMO (DV)
Integração mecânica
Desenvolvimento de software
Sensorização
ENDURANCE 250 Pts.
EFICIÊNCIA 100 Pts.
SKID PAD 50 Pts.
AUTOCROSS 100 Pts.
ACELERAÇÃO 50Pts.
APRESENTAÇÃO DE NEGÓCIOS 75 Pts.
PROJECTO DE ENGENHARIA 150Pts.
RELATÓRIO DE CUSTOS 100 Pts.
DINÂMICO
Dynamic Events evaluate the performance of the prototype. Each event puts different vehicle capabilities to the test.
ESTÁTICO
The Static Events evaluate the Team, which is evaluated by renowned juries from the fields of economics, the automotive industry, and prestigious competitions such as Formula 1.
OS NOSSOS VALORES
EXCELÊNCIA
COMPROMISSO
RESPONSABILIDADE
CHAMPION-SPIRIT
ESPÍRITO DE EQUIPA
OS NOSSOS VALORES
EXCELÊNCIA
COMPROMISSO
RESPONSABILIDADE
CHAMPIONSHIP - SPIRIT
TEAM - SPIRIT
"As proezas do primeiro ciclo da equipa culminaram com a competição do primeiro protótipo de VE, o projeto foi um sucesso graças a todos os nossos patrocinadores e parceiros institucionais. A equipa está agora a transitar para a fase seguinte, em que será concebido e construído um novo protótipo de corrida, mais inovador e com tecnologia de ponta. Este protótipo terá capacidades de condução autónoma e a equipa continuará a trabalhar arduamente para garantir que é mais um passo na direção certa.
-Miguel Damião, Líder de equipa
CONHEÇA A NOSSA EQUIPA!
OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA POR DETRÁS DESTE PROJECTO
CONHEÇA O NOSSO PROTÓTIPO!
O PRIMEIRO PROTÓTIPO DE FÓRMULA STUDENT EV DA UNI PORTO
AUTOCROSS 100 Pts.
O Autocross testa a capacidade dinâmica dos carros num sprint de uma volta.
SKID PAD 50 Pts.
O objetivo do evento Skid Pad é medir a aderência lateral do carro numa superfície plana enquanto faz uma curva de raio constante.
ACELERAÇÃO 50Pts.
A prova de Aceleração avalia a aceleração do automóvel em linha reta, a partir de um ponto de partida, ao longo de 75 metros.
ENDURANCE 250 Pts.
A prova de Resistência tem uma extensão de 22 quilómetros, percorridos numa pista semelhante à do Autocross. A consistência e a fiabilidade são fundamentais para este evento.
RELATÓRIO DE CUSTOS 100 Pts.
Os alunos criam um relatório detalhado de todos os custos associados aos materiais, processos e montagem do carro. Os pontos são atribuídos com base no custo total do carro e na qualidade do relatório.
Por último, os alunos devem completar um desafio "Cenário de um caso real" para reduzir os custos em áreas específicas com base nas informações fornecidas pelos organizadores do evento.
APRESENTAÇÃO DE NEGÓCIOS 75 Pts.
Cada equipa apresenta o seu plano de negócios do protótipo construído a uma empresa fictícia representada por juízes.
Durante uma apresentação de dez minutos, a equipa deve demonstrar por que razão o seu desenho ou modelo satisfaz melhor as exigências do seu grupo-alvo e mostrar como o seu desenho ou modelo pode ser comercializado com êxito.
EFICIÊNCIA 100 Pts.
Durante a corrida de resistência, o consumo de combustível (CV) ou de energia (EV) é registado com precisão. O consumo de combustível/eletricidade e os tempos por volta são combinados para determinar o grau de eficiência do automóvel. Neste caso, é necessário encontrar um compromisso entre velocidade e potência.
PROJECTO DE ENGENHARIA 150 Pts.
Os estudantes devem apresentar os seus conhecimentos sobre o automóvel e os conceitos de engenharia a um painel de juízes. Na maioria dos eventos, há várias rondas de conceção, cada uma com perguntas cada vez mais difíceis e sessões mais longas. A primeira ronda envolve todas as equipas e centra-se nos conhecimentos fundamentais. Apenas as melhores equipas chegam à final.