A EQUIPA
Departamentos

O departamento de Eletrónica e Software é fundamental para o funcionamento do nosso protótipo elétrico, tomando conta de tudo o que é eletrónico. Os seus principais subsistemas são:
- O Sistema de Baixa Tensão, que inclui: Projeto de Placas de Circuitos Impressas (PCBs), dimensionamento da nossa bateria de Baixa Tensão, bem como mapeamento, planeamento e manufatura do nosso Harness. LVS inclui ainda a soldagem, a preparação esquemática, a integração dos nossos componentes eletrónicos com os aspectos mecânicos do nosso carro e a criação da ligação entre E&S e Sistemas Autónomos.
- Sistema de tração: o TS cobre a maioria dos componentes e conexões de alta tensão do nosso carro – incluindo o motor, o controlador do motor e o inversor. Este subsistema também faz alguns projetos de PCB e do nosso carrinho de mão (usado para transportar e carregar com segurança o nosso acumulador durante competições e testes).
- O Acumulador é um conjunto de baterias que inclui todo o software e hardware necessários para monitorizar a nossa bateria HV. Inclui: escolha das células, configuração das células e sistemas de segurança, bem como a escolha do Sistema de Gestão da Bateria, alguns outros recursos de segurança e, finalmente, alguns projetos internos de PCB.
- O software inclui: registo de dados, programar e desenvolver a nossa interface gráfica de utilizador, a nossa telemetria e os modos do carro, bem como a implementação de sensores.
Carina Taves Lage – Department Leader

O Departamento de Dinâmica do Veículo é responsável pelo desenvolvimento de métodos para validar as escolhas de conceção, bem como para extrair o máximo desempenho possível do protótipo atual. Os seus principais subsistemas são:
- Simulação e modelação do comportamento dinâmico do veículo para melhor justificar as escolhas globais de conceção da equipa e definir os objectivos de desempenho.
- Desenvolvimento da geometria, cinemática e dinâmica da suspensão.
- Estudo do controlo do motor e dos seus parâmetros de regulação, bem como das ferramentas de análise do consumo de energia e da eficiência para os otimizar.
- Testes para avaliar o desempenho do protótipo, incluindo a afinação da suspensão e a preparação para os diferentes eventos dinâmicos.
Anabela Teles – Department Leader

O Departamento de Sistemas Autónomos é responsável pelo desenvolvimento dos algoritmos e da IA que permitem que o automóvel se conduza sob o seu próprio controlo, bem como pelas escolhas de design relativas às capacidades autónomas e à sua integração mecânica. Algumas das suas áreas de atuação são:
- Sensores de perceção e software de tratamento dos dados dos sensores.
- Sensores de localização e algoritmos SLAM (Simultaneous Localisation and Mapping).
- Algoritmos e heurísticas de Planeamento e Controlo de Trajectos.
- Ambiente de simulação, avaliação e integração com o carro (unidade computacional, sistema de registo, etc.).
- Para tudo isto, o departamento de AS utiliza Python, C++ e ROS2. O departamento de AS será crucial para o desenvolvimento de um protótipo de FS de condução totalmente autónoma.
Marcelo Couto – Department Leader

O departamento de Powertrain é responsável por três subsistemas do automóvel: a conceção mecânica e o fabrico do recipiente do acumulador do sistema de tração, a transmissão e o sistema de arrefecimento. As principais características são:
- O acumulador do sistema de tração inclui o design CAD, a escolha do material, as preocupações de segurança, os cálculos manuais, a análise FEM, as preocupações de fabrico e a CAM.
- Na transmissão: Desenho CAD, escolha do material, análise estática e de fadiga dos veios, análise KISSSoft, análise FEM, preparação para o fabrico e CAM.
- Relativamente ao arrefecimento: Conceção CAD, análise térmica e programação de modelos térmicos, dimensionamento de permutadores de calor e análise CFD.
Este departamento trabalha em conjunto com o Departamento de Dinâmica de Veículos e o Departamento de Eletrónica e Software.
Renato Costa – Department Leader

O Departamento de Chassis & Aerodinâmica é responsável pelas várias fases do desenvolvimento da estrutura que suporta todos os componentes do carro, Chassis, e também dos vários elementos Aerodinâmicos que o protótipo da equipa incorpora. Em resumo:
- O projeto do chassis inclui: Desenho CAD, otimização da geometria, análise FEM, validação experimental, preparação do fabrico e fabrico real, para obter uma estrutura tubular de aço finalizada.
- A conceção dos elementos aerodinâmicos inclui: Conceção CAD, otimização da geometria, análise CFD, validação experimental do modelo à escala, preparação do fabrico e, por fim, fabrico interno efetivo.
- A conceção de uma interface para o condutor também está incluída neste departamento: análise e otimização da posição do condutor, considerando aspectos biomecânicos para melhorar a sua facilidade de interação com o veículo, principalmente através do banco, caixa de pedais e volante.
Rúben Tavares – Department Leader

- Vibrações: análise e controlo das vibrações induzidas pela suspensão do veículo; afinação dos amortecedores para reduzir as oscilações, melhorar o conforto de condução e evitar danos estruturais.
- Wishbones: seleção de materiais, análise e processos de fabrico de braços de controlo leves e fiáveis.
- Conjunto da roda: desenvolvimento e integração da roda, cubo da roda, porca da roda, disco e pinça de travão, montante e rolamentos.
- Sistema de direção: desenvolvimento de um sistema de direção reativo e preciso, devidamente integrado com a configuração geral da suspensão, incorporando também actuadores mecânicos para ajudar nas capacidades de condução autónoma do protótipo.
- Sistema de travagem: Seleção e dimensionamento dos componentes de travagem (disco de travão, cilindro mestre, pinça, fluido de travões e tubagens de travões) e, tal como o sistema de direção, incorporação de actuadores mecânicos para o AS.
António Guedes – Department Leader

O Departamento de Operações é responsável por vários subsistemas dentro da equipa.
- Eventos Estáticos de Competições: criação e apresentação de Custo e Manufatura e apresentação do Plano de Negócios.
- Logística: coordenar a manufatura do protótipo, garantir a produção das peças projetadas e muitas outras tarefas importantes que permitem um desenvolvimento tranquilo do processo.
- Marketing: garantir que a equipa está bem representada nas redes sociais e na comunicação externa.
- Patrocinadores: garantir um bom relacionamento com patrocinadores, que são quem nos ajuda a tornar este projeto uma realidade.
Hugo Cruz – Department Leader